Fauna e flora
em harmonia

O paisagismo privilegiou o plantio de árvores
frutíferas como amora, jabuticaba e fruta do
sabiá, entre outras.

A natureza flui com sabedoria quando bem
cuidada e traz de volta pequenos animais
silvestres.

As flores, árvores e o ar, livre de poluição,
atraem borboletas e abelhas que contribuem
para a polinização e o fluxo natural da vida.

Fauna e flora
em harmonia

O paisagismo privilegiou o plantio de árvores
frutíferas como amora, jabuticaba e fruta do
sabiá, entre outras.

A natureza flui com sabedoria quando bem
cuidada e traz de volta pequenos animais
silvestres.

As flores, árvores e o ar, livre de poluição,
atraem borboletas e abelhas que contribuem
para a polinização e o fluxo natural da vida.

Flora do Eurogarden

Oliveira
Olea europaea L.

 

A oliveira é uma árvore da família das oleáceas. Produz azeitonas, que são usadas para fazer azeite. Tem pouca altura e tronco retorcido, sendo nativa da parte oriental do mar Mediterrâneo, bem como do norte do atual Irã, no extremo sul do mar Cáspio.

Plátano
Platanus x hispanica

 

O plátano é uma árvore de folhagem caducifólia de rápido desenvolvimento. É uma espécie de grandes dimensões que pode alcançar de 30 a 40 metros de altura. O seu tronco é reto, a sua casca assemelha-se a um mosaico de várias cores.

Álamo
Populus

 

Populus é um gênero ao qual pertencem cerca de 40 espécies arbóreas ou arbustivas da família Salicaceae, vulgarmente conhecidas como choupos ou álamos. O gênero surgiu no período Cretáceo Inferior, alcançando maior expressão no Terciário.

Sunpatiens
Impatiens hybrida

 

A sunpatiens é uma planta florífera, um termo técnico que significa que dá muitas flores. Algumas variedades de sunpatiens dão flores que duram um dia, mas são tantos botões que se formam na planta, que é quase impossível encontrar uma área apenas com folhas.

Hortênsia
Hydrangea macrophylla

 

Conhecida pelos nomes comuns de hortênsia, novelão, hidrângea ou hidranja, é uma espécie fanerógama arbustiva pertencente ao género Hydrangea, nativa do Japão e China. Atualmente é cultivada como planta ornamental em todas as regiões temperadas e subtropicais.

Margaridinha
Chrysanthemum paludosum

 

É uma anã e é uma planta ornamental. Também cultivada como planta anual de estação fria, as inflorescências da flor são pequenas flores com lígulas brancas dispostas ao redor do centro amarelo. As flores abrem quando o sol brilha sobre elas.

Gerânio
Pelargonium

 

Pelargonium é um gênero de plantas com flor que incluem aproximadamente 200 espécies de plantas perenes, de caule suculento, popularmente conhecidas como sardinheiras ou gerânios. São facilmente confundíveis com as espécies do género Geranium. Ambos os gêneros pertencem a família das Geraniaceae.

Capim-do-Texas
Cenchrus setaceus

 

Comumente conhecido como erva-cidreira carmesim, é uma grama de cacho perene C₄ nativa de habitats abertos e raquíticos na África Oriental, África Tropical, Oriente Médio e sudoeste da Ásia.

Liríope
Liriope spicata

 

A Liríope é uma planta herbácea, perene, rizomatosa e florífera, com aspecto de grama e popularmente utilizada como forração. Sua folhagem surge em tufos compostos por folhas estreitas, arqueadas, brilhantes e de cor verde escura. No final do verão e outono, produz inflorescências do tipo espiga, eretas, com pequenas flores de cor lilás

Calistemo
Callistemon viminalis

 

Calistemo, Escova-de-garrafa, lava-garrafas, cauda de gato ou bottlebrush é uma árvore de porte médio originária da Oceania e Austrália. Seu ciclo de vida é perene.

Hemerocale
Hemerocallis

 

Hemerocallis é um pequeno gênero botânico de plantas com flores pertencentes a família Hemerocallidaceae. O nome Hemeroccallis tem sua raiz no grego, significando dia e beleza, ou seja, beleza de um dia, fato que se refere à duração de apenas um dia de suas flores. Também são conhecidas como lírio-de-um-dia.

Podocarpo
Podocarpus

 

O podocarpo é uma planta conífera de crescimento ereto, que pode apresentar tanto o porte de arbusto quanto de árvore, você escolhe o que fica melhor no seu jardim. Algumas plantas podocarpo podem chegar até 20 metros de altura.

Dianella
Dianella

 

Dianella é um género botânico pertencente à família Hemerocallidaceae. Na classificação taxonômica de Jussieu, Dianella é um gênero botânico, ordem Asparagi, classe Monocotyledones com estames perigínicos.

Agapanto
Agapanthus

 

Agapanthus é o único género da subfamília Agapanthoideae da família de plantas com flor Amaryllidaceae, pertencente à ordem monocotiledónea Asparagales. Inclui genericamente os chamados agapantos, também conhecidos como lírios-do-nilo.

Capim-dos-Pampas
Cortaderia selloana

 

O Capim dos Pampas é uma espécie de planta com flor pertencente à família Poaceae. A autoridade científica da espécie é Asch. & Graebn., tendo sido publicada em Synopsis der Mitteleuropäischen Flora 2: 325. 1900.

Grama Amendoim
Arachis repens

 

Descrito pelo botânico Oswaldo Handro. É uma espécie da família Fabaceae, nativa do Brasil. Esta planta é freqüentemente usada como forragem e ornamental.Tem notável efeito decorativo pela cor verde-escura e formato das folhas.

Zamia
Zamia furfuracea

 

É um arbusto, pertence à família Zamiaceae, nativo do México, perene, semilenhoso, de crescimento lento, até 1.30 metros de altura e 2 metros de largura. As Cicas são da época dos dinossauros, são verdadeiros fosséis vivos. A Zamia é uma das Cicadáceas mais cultivada no mundo.

Bordo Japonês
Acer palmatum

 

O bordo japonês é uma pequena árvore decídua. Sua altura varia entre 6 e 10 metros. Em alguns casos, pode chegar até a 16m, mas é raro. Suas folhas são 4 cm longas e 12 cm largas. O bordo japonês e espécies similares requerem estratificação para germinarem.

Clorofito
Chlorophytum comosum

 

Chlorophytum comosum é uma herbácea perene com distribuição natural na África Tropical e no sul da África, mas encontra-se naturalizada em diversas regiões dos trópicos e sub-trópicos, incluindo a Austrália Ocidental. A espécie é muito facil de cultivar como planta de interior, sendo muito populares as formas variegadas.

Azulzinha
Evolvulus glomeratus

 

A Azulzinha é muito versátil, pode ser cultivada em maciços, canteiros, bordaduras, vasos e jardineiras. Rasteira de 30 cm, suas folhas são pequenas e delicadas.

Tamareira
Phoenix dactylifera

 

A tamareira é um tipo de palmeira frutífera, muito importante na história e na cultura do Oriente Médio. O seu fruto, a tâmara é a figura central de um dito popular que diz ser possível um andarilho caminhar por três dias no deserto, comendo uma única fruta dessa árvore.

Fauna do Eurogarden

Lebre-comum
Lepus europaeus

 

A lebre-comum ou lebre-europeia é um animal muito conhecido, que se encontra entre as principais espécies cinegéticas. De origem estepária, abunda sobretudo em zonas agrícolas pouco humanizadas.

Tauató-miúdo
Accipiter striatus

 

O tauató-miúdo ou gavião-miúdo (Accipiter striatus) é uma espécie de ave de rapina da família Accipitridae. Também conhecido como gaviãozinho. Espécie de ave de rapina pequena, sendo a fêmea maior que o macho. Atinge cerca de 24 centímetros (macho) a 35 centímetros (fêmea).

Coruja Buraqueira
Athene cunicularia

 

A coruja-buraqueira ou simplesmente buraqueira, é uma ave de rapina americana, da família dos Estrigídeos. É uma coruja terrícola e de hábitos diurnos, embora procure evitar o calor do meio-dia.

Periquito-de-asa-amarela
Brotogeris chiriri

 

O periquito-de-encontro-amarelo, periquito-de-asa-amarela, periquito-estrela ou Maritaca é uma espécie de ave da família dos psitacídeos. Pode ser encontrada na Bolívia, Paraguai, Brasil e norte da Argentina.

Carcará
Carcara plancus

 

O carcará é uma espécie de ave de rapina da Ordem Falconiformes, Família Falconidae. Mede cerca de 50 a 60 cm de comprimento e sua envergadura varia em torno de 123 cm. Habita o centro e o sul da América do Sul.

Pica-pau-do-campo
Colaptes campestris

 

O pica-pau-do-campo é um grande pica-pau sul-americano, campestre e terrícola. Tal ave mede cerca de 32 cm de comprimento, com costas e asas marrons listradas de branco, peito e laterais do pescoço amarelos, boné preto e garganta preta ou branca, de acordo com a raça geográfica.

Anu-branco
Guira guira

 

Anu-branco é uma espécie de ave da família dos cuculídeos que ocorre na América do Sul. É a única espécie do gênero Guira.

Anu-preto
Crotophaga ani

 

O anu-preto, é uma ave cuculiforme da família Cuculidae que ocorre da Flórida à Argentina, estando presente nas ilhas do Caribe e em toda a porção leste da América do Sul, desde o leste da cordilheira dos Andes na Venezuela, Guianas e Brasil, até o norte do Uruguai.

João-de-barro
Furnarius rufus

 

O joão-de-barro ou forneiro também chamado uiracuiar e uiracuité é uma ave Passeriforme da família Furnariidae. É conhecido por seu característico ninho de barro em forma de forno. É a ave símbolo da Argentina, onde é chamado de hornero e tido como “Ave de la Patria”, desde 1928.

Polícia-inglesa-do-sul
Sturnella superciliaris

 

Sturnella superciliaris é uma espécie de ave da família Icteridae. Pode ser encontrada no Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia e Peru.

Suiriri-cavaleiro
Machetornis Rixosa

 

O suiriri-cavaleiro também conhecido popularmente como bem-te-vi-do-gado, bem-te-vi-carrapateiro, suiriri-do-campo, bem-te-vi-cabeça-de-estaca, bem-te-vi-de-coroa, bem-te-vi-coroa, cavaleiro e suiriri, é uma espécie de ave passeriforme da família Tyrannidae.

Pica-pau-branco
Melanerpes candidus

 

O pica-pau-branco é um pica-pau campestre, presente em quase todo o Brasil, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai. Tal pica-pau possui a cabeça e partes inferiores brancas, asas e cauda negras, e ventre amarelado. Também é conhecido pelos nomes de bilro, birro, birro-branco e cri-cri.

Carrapateiro
Milvago chimachima

 

O carrapateiro é uma ave da ordem Falconiformes, da família dos falconídeos, que ocorre da América Central ao norte do Uruguai e da Argentina e em todo o Brasil, onde é um dos gaviões mais conhecidos.

Sabiá-do-campo
Mimus saturninus

 

O sabiá-do-campo é uma espécie de mimão. É uma ave famosa por seu vasto repertório de cantos, que incluem imitações de outras espécies. Também pode ser chamada de tejo-do-campo, sabiapoca ou Calhandra.

Chupim
Molothrus bonariensis

 

O chupim é uma ave passeriforme da família Icteridae. Os machos de tais animais possuem uma coloração aparentemente preta, mas quando expostos ao sol, brilham em um tom azul-violeta, enquanto as fêmeas são mais pardacentas e menos reluzentes.

Caturrita
Myiopsitta monachus

 

A caturrita ou periquito-monge, também conhecida como periquito torrenho, catorra, miranha ou cocota, é uma ave da família Psittacidae. A caturrita é nativa das regiões subtropical e temperada da América do Sul.

Bem-te-vi
Pitangus sulphuratus

 

O bem-te-vi ou grande-kiskadi é uma ave passeriforme da família dos tiranídeos de nome científico Pitangus sulphuratus. A espécie é cohecida pelos Indígenas como pituã, pitaguá ou puintaguá. Outras renominações são triste-vida, bentevi, bem-te-vi-verdadeiro, bem-te-vi-de-coroa, tiuí, teuí, tic-tiui.

Sanhaçu-papa-laranja
Pipraeidea bonariensis

 

A Pipraeidea bonariensis, popularmente conhecido como sanhaçu-papa-laranja, sanhaçu-papa-fruta ou sanhaço-amarelo, é um pássaro pertencente à família dos tiês, encontrado na Argentina, Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, e Equador.

Gavião-carijó
Rupornis magnirostris

 

O gavião-carijó, também conhecido pelos nomes de anajé, gavião-indaié, inajé, ripino, indaié, gavião-pega-pinto e pega-pinto, é um gavião da família dos acipitrídeos, encontrado em diferentes ambientes, ocorrendo do México à Argentina e em todo o Brasil.

Canário-da-terra
Sicalis flaveola

 

O canário-da-terra-verdadeiro ou canário-da-terra, não confundir com o canário ou canário doméstico, pertence à família Thraupidae e é um pássaro de coloração laranja sobre testa e face, corpo amarelo-limão nos machos e canto melodioso.

Maria-faceira
Syrigma sibilatrix

 

Maria-faceira, também conhecida popularmente como garça-flauta-do-sol, coaracinumbi e coaracimimbi, é uma ave da família Ardeidae, ordem Pelecaniformes. Existem duas subespécies: S.s. sibilatrix, e S.s. fostersmithi, encontradas na América do Sul.

Sanhaçu-cinzento
Thraupis sayaca

 

O sanhaçu-cinzento é um pássaro da família Thraupidae, nativo da Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai. O sanhaçu-cinzento é uma das aves mais comuns do Brasil.

Corruíra
Troglodytes aedon

 

A Corruíra é uma espécie de ave passeriforme da família dos trogloditídeos, que habita uma grande parte das Américas. Apresenta cor em vários tons de marrom. Mede aproximadamente 12cm do bico até a cauda.

Tesourinha
Molothrus bonariensis

 

A tesourinha-do-campo, também conhecida como tesourinha, é uma espécie de ave passeriforme da família dos tíranideos, pertencente ao gênero Tyrannus. Seu nome popular é referente à sua cauda bifurcada distintamente longa, semelhante a uma tesoura.

Quero-quero
Vanellus chilensis

 

O quero-quero é uma ave da ordem dos Charadriiformes, pertencendo à família dos Charadriidae. Em castelhano é conhecido por tero ou tero-tero, e em inglês como southern lapwing.

Tiziu
Volatinia jacarina

 

O tiziu é uma ave neotropical da família thraupidae que ocorre do sul do México até a Argentina/Brasil. Observada em todas as regiões do Brasil, sendo muito comum em áreas de vegetação antropomorfizada.

Pomba-de-bando
Zenaida auriculata

 

A avoante ou pomba-de-bando é uma ave columbiforme da família Columbidae. Em certos períodos representa uma importante fonte de alimentação para populações locais da região Nordeste do Brasil.